sábado, 11 de agosto de 2012

Os sotaques de Bonito


Para quem acompanhou os relatos, é fácil perceber que amei o local e quero voltar lá. Os passeios são caros e o transporte mais ainda. Teve muita coisa que não pude visitar pela falta de tempo e da chuva que caiu. Muitos aproveitam a viagem a Bonito para conhecer o Pantanal e vice-versa. La na cidade tem ônibus para Aquidauana que é meio como um portal do Pantanal sul-matogrosesse. Nesse lugar você pode pegar o ônibus tanto para Bonito, quanto para o Pantanal. Outro lugar que as pessoas costumam ir e para o Paraguai. Na rodoviária também tem ônibus para lá  e o pessoal aproveita para fazer compras. Só cuidado com os seus dólares que lá é cheio de malandragem e nota falsificada. 
Os passeios  em Bonito começam muito cedo, então se prepare para dormir pouco. A volta dos passeios, em geral, não ultrapassa às 18h e da pra descansar um pouco no inicio da noite. O comercio fica aberto ate meia-noite e ate essa hora são os turistas que enchem a rua. Como fiquei no hostel, eu saia com pessoal umas 10 ou 11 horas. Depois encontrávamos o pessoal que trabalhava no hostel e, assim, conhecemos muitos guias e moradores da cidade. Dentro de bonito tem uma boate (se e que eu posso chamar assim) que toca essencialmente sertanejo, mas que não funciona todos os dias e nem sempre tem musica ao vivo.
Lá existe um problema de saúde muito recorrente: litíase (ou formação de pedras) principalmente nos rins. Isso porque a água de lá é dura, ou seja, contém uma quantidade enorme de carbonatos de Ca e Mg. Essa característica da água também e importante para o turista em vários aspectos. Primeiro e que as pessoas que não estão acostumadas com esse tipo de água podem sofrer diarreia. Portanto, o recomendável é que o turista consuma preferencialmente água mineral (nos mercados tem as garrafas de 1.5l com o mesmo preço que encontro aqui no Rio). Outra coisa é a tendência de ressecar a pele e os cabelos. Então invista em sabonetes com alta concentração de hidratantes, use hidratantes corporais (para os meninos tb) e, para os cabelos, leve condicionadores e leave in que hidratem bem o seu cabelo. Apesar das coisas ruins, e justamente essa característica que torna a água dos rios tão límpida.
A cidade recebe gente do Brasil e do mundo inteiro. Mesmo em baixa temporada, sempre tem turista lá. Não e muito comum encontrar pessoas de família com muitas gerações de bonitenses. A maior parte das pessoas que conheci vinha de outros lugares do Mato Grosso do Sul (principalmente Campo Grande), de São Paulo e de Santa Catarina. Isso e o fato do contato direto com os turistas fazem com que o povo de lá não tenha um sotaque próprio marcante. A maioria fala com aquele jeitinho de interior misturado com os sotaques adquiridos com os turistas ou no lugar de origem da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário